Já havia ouvido este termo que significa: retorno ao judaísmo. Teshuvá significa arrependimento e a volta às origens. Eu irei explicar o que realmente seria um Teshuvá de uma forma que me foi ensinado. Teshuvá é a volta ao seu eu original, todas as pessoas são puras no nascimento e dependendo onde você nasce seu "eu original" se desviam de um homem perfeito, isto é, de um homem justo.
Então, quando nascemos somos todos perfeitos e desejos, tentações nos moldam um novo homem, talvez mais pecador e menos voltado aos dons espirituais e longe de D'us.
Voltar ao seu verdadeiro "eu" quer dizer: voltar em reconhecimento a seu D'us. Por que fazer Teshuvá? O que isso nos torna mais fortes? O homem justo nunca peca e nem comete erros para se arrepender, mas o pecador é aquele que pode arrepender-se e tornar-se um verdadeiro Baal Teshuvá
Pense desta maneira: o justo não precisa se arrepender e nem por isso é tão bom, pois é aquele que se arrepende.
Muitas vezes aquele que se arrepende, terá muito respeito dos judeus ortodoxos, isso porque os justos nunca passam pelo Teshuvá, assim sendo muitos judeus ortodoxos nunca perguntam sobre a vida anterior ao arrependimento, pois aquele que se arrependeu perderá seu passado em detrimento ao seu novo estado como arrependido.
Gosto de lembrar duas parábolas que Yeshua nos premiou e delas podemos retirar os mais belos ensinamentos:
1) Parábola do filho pródigo - Um pai tinha dois filhos e um deles pediu a ele parte de sua fortuna e partiu para outro país e lá sofreu os martírios da fome e da dor e quando sentiu saudade de seu velho pai retornou a sua casa. O pai de tanta felicidade ofertou roupas e comida farta, matou um novilho cevado e chamou a todos para uma festa. Quando o irmão chegou em casa percebeu a festa e a grande felicidade do pai. E ao vê-lo feliz disse: pai, o senhor nunca me ofereceu um novilho cevado para mim, por que hei de ficar feliz com a volta de meu irmão que viveu às suas custas com meretrizes e festas. Filho: quem vale é quem sempre ficou comigo e tudo que é meu é teu. Regozija-se, pois seu irmão reviveu e retornou da morte e estava perdido e voltou.
2) Parábola da ovelha perdida - Este recebe pecadores e come com eles. Yeshua propôs-lhes esta parábola: Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai em busca da que se havia perdido até achá-la? Quando a tiver achado, põe-na cheio de júbilo sobre os seus ombros; e chegando à casa, reúne os seus amigos e vizinhos e diz-lhes: Regozijai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido. Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos, que não necessitam de arrependimento.» (Lucas 15:1-7)
Espero ter ajudado a entender o que é Baal Teshuvá e a importância do arrependimento e quão importante é aquele que se arrepende. Pode ser usado tanto pelo cristianismo como pelo judaísmo.
Muita luz.