Muitas pessoas acham que não dar esmola para um bêbado que irá comprar pinga, é um ato de solidariedade ou de evitar dar esmola a quem não merece. Se pensa desta maneira, estará agindo de forma errada.
Tive uma mensagem há alguns anos sobre esse ato de escolher a quem dar minha esmola. Nunca dei esmola para bêbados e mães com crianças no colo. Até que um dia um anjo me disse: Deus não olha para quem dá esmola, mas se você deu a esmola.
Sempre achei que Deus castigaria quem recebesse a esmola injustamente, mas depois dessa mensagem comecei a pensar de forma correta. Não se trata de dar esmola para alguém por causa da miséria ou da necessidade. Podemos ajudar a qualquer um, apenas ajudar, Deus vê que você é bom e quer ajudar. Não importa o que seja. Até um abraço um beijo é uma esmola.
Muitas pessoas acham que não dar a esmola para o bêbado, não o ajudaria, pois ele iria beber muito mais.
Você precisa entender a lógica de Deus: para Deus o fato de você dar alguma coisa a alguém seria mais importante do que a pessoa receber a esmola. Então, o bêbado não recebe a esmola porque é perdoado por Deus e sim você que deu a esmola.
Então, essas ideias de que não deve dar esmolas é ruim, na verdade é falso. Deus apenas quer que você seja bom e samaritano.
Jesus nos mostra esse tema na parábola do Bom Samaritano.
A quem Deus olha a não ser aquele que faz com amor e com amor dá?
Entenda, somente as pessoas que fazem tudo por amor ao próximo são pessoas que tem um bom coração e que estão prontos para entender a verdadeira vida na Terra. Amar não é só dar aos outros, mas fazer de si um exemplo aos olhos de Deus.
Portanto, pense novamente sobre se escolherá a quem dar esmolas todos os dias.
Muita Luz.