É muito fácil de explicar: Deus criou o homem à sua imagem, mas quando Noé precisava salvar o planeta to dilúvio, Deus deu a Noé duas escolhas se achar 50 pessoas justas, de moral elibada e dois animais ( macho e fêmea) de cada espécie.
Essa certeza de encontraria 50 pessoas justas para salvar do dilúvio, acabou se resumindo a pelo 5 pessoas.
Os animais seriam um casal de animais. Por que? Doís animais teriam que se reproduzir e continuar a espécie. Os humanos salvos iriam fazer a mesma coisa.
Mas porque Deus escolheu os animais? Por causa da pureza.
A pureza é uma forma de escolha a que Deus faria se tivesse que escolher alguma espécie. Os animais não dependem de egoísmo e são justos por antureza, diferentemente do ser humano, ser justo é uma forma a que Deus usa para escolher alguém.
A justiça para o ser humano é cega, mas para Deus ela enxerga. Por que? Deus não precisa de julgamentos, o que nós fazemos em vida é o que somos. Se erramos, é porque não temos pureza suficiente para sermos escolhidos.
Deus disse que bastaria 50 justos para salvar o planeta. Será que existem 50 justos agora? Minha resposta é sim.
Mas esse número pode mudar,
Não quer dizer que se você se acha justo seja capaz de compreender o que é ser justo.
Entre os animais, eles vivem sua vida de forma livre eles vivem seu livre-arbítrio que Deus nos deu, mas eles também tiveram boa parte da destruição do mundo real. Em bilhões de anos, nós tivemos grandes extinções, 7 ao todo e estamos em uma extinção acontecendo agora e que levará alguns anos para se concretizar.
Por que nós estamos destruindo o planeta, pessoas estão destruindo o planeta, mas não é culpa dos animais e sim da nossa ganância. O que vai acontecer é que novamente os animais não irão morrer, mas o ser humano será quase extinto novamente.
A formiga tem pelo menos 100 milhões de anos sobrevivendo, inclusive sobreviveu ao cataclismo que destruiu os dinossauros, isso prova que elas sobrevivem apesar do dilúvio.
Por que? Porque elas sabem viver de forma perfeita, sabem ser inteligentes se ajudam mutuamente e produzem de forma comunitária. O ser humano é individual. Se acontecer uma tragédia em sua base de amizade, ninguém vai te ajudar, todos irão correr de medo e fugir para as montanhas.
O livro da Bíblia explica de forma bem inteligente o que nós somos como pessoas e como humanos e nosso fim irá justificar os próprios meios.
A pureza é algo que Deus gosta, o que é uma forma filosofica de viver. Viver sem escolhas ou escolher viver. Talvez as próprias formigas nos ensinem a viver em comunidade.
Na verdade, o que dá a Deus o direito de escolher alguém?
Na verdade, somos nós que damos o direito a Deus nos escolher ou expulsar do paraíso.
É erroneo dizer que Deus escolhe, pois Deus sabe como nós somos.
Você sabe quem você é, e sabe que Deus pode não te escolher. Os egípicios tinham um modo peculiar de mostrar o que nós erramos em vida, e se nós falhamos erramos em algum lugar, nós mesmos sabemos que fizemos e assim fica mais fácil saber o que errou ou não errou em sua vida.
Muitos dos céticos e ateus dizem que Deus não perdoa, mas é mentira, Deus disse que se exitirem 50 pessoas boas e justas, ele jamais destruiria a vida.
Pelo, contrário Deus perdoa, mas depende de nós de nós entendermos Deus.
Eu errei muito na minha vida, mas me lembro hoje de cada coisa ruim que fiz. É algo que me deixa triste, mas a cada dia tento ser uma pessoa melhor. O que acontece é que nós criamos problemas para o mundo se erramos. Nós destruímos as sociedades, o planeta e nós mesmos.
Então, o correto seria se as pessoas tornarem-se justas, o mundo seria bem melhor, o respeito e bondade fazem um planeta melhor e mais pacífico.