Muitas pessoas não entendem parábolas, que são histórias para contar onde temas importantes sejam debatidos. Nunca devemos apenas contar a história e apenas ler as palavras e sim suas entrelinhas. A parábola é uma forma de discussão sobre um assunto para uma compreensão muito mais fácil de temas complicados.
Os fariseus não entendiam e não entendem as parábulas, pois achavam e acham que não seriam as palavras da Torah oral e escrita, mas a palavra de um homem perante a palavra de Deus.
Se você algum dia já leu livros judaicos, existem parábolas também, como a parábola do Tsadic, que é o homem justo. Vou resumir a história:
Nesta parábola, existe a história de um Tsadic, que era conhecido como um homem muito justo, alguns rabinos foram até ele para conhecê-lo. Logo viram ele andando no meio do matagal, com as calças arregaçadas e descalço. Os rabinos ficaram espantados com o que viram e perguntaram para o homem justo:
"Por que você tira o sapato e arregaça as calças para andar no meio da mata? Seria melhor se você andasse com as calsas e o sapato!
Então o rabino disse: meu pé cura as feridas normalmente, mas minha calça e meu sapato teria que levar até a costureira e ao sapateiro para arrumar.
Os rabinos ficaram atordoados com algumas coisas e perguntaram novamente: notamos que sua mulher dá comida ao mais novo em vez de dar ao mais velho primeiro.
O Tsadkin respondeu: o mais velho sabe esperar a hora de comer, mas o pequeno não sabe.
Novamente fizeram outra pergunta: por que quando vocês oravam a nuvem veio primeiro na direção de sua esposa e não de você que é um homem justo?
Novamente o Tsadic respondeu: quando estou fora, minha mulher dá o resto da comida, para os pobres, enquanto estou no trabalho. Talvez eu não seja tão justo assim.
Essa é uma parábola judaica, uma forma de contar algumas coisas da Torah judaica, a mesma coisa Jesus fazia, ele contava histórias que representavam alguma forma de nos mostrar uma ideia. A maioria dos não cristãos diriam que não passam de histórias sem sentido.
Como dar mais atenção àquela ovelha que se desgarrou, do que àquelas que estão no pasto? Não seria melhor olhar para as que não fogem? Na lógica de uma pessoa não cristã, isso não faz sentido, mas se observarmos alguns detalhes iremos notar que ele corretamente explicava sobre respeito ao próximo.
O que acontece com um ovelha desgarrada? Ela na verdade fugiu achando que irá sobreviver ao relento e comer e beber água à vontade, mas não é verdade, pois o pastor tem a água, tem teto e tem o amor de que ela necessita.
Se uma pessoa sai fora do caminho, não é o caminho da fé, nem o caminho de Deus, na verdade a pessoa se perde de sua própria mentalidade. Jesus mostrava que quem segue o caminho de forma correta, está também ajudando outras pessoas.
O pastor teve que largar as ovelhas para buscar a perdida, e quando finalmente ele a encontra, ele fica feliz por ter não só encontrado, mas de ter salvo ela das vicissitudes da vida.
Jesus queria que nós compreendamos que a vida é um caminho, tanto para o bem como apra o mal, mas se nós andamos de forma correta seremos perfeitos. Agora, algumas pessoas não cristã irão dizer: mas não sou cristão e sigo caminho da perfeição.
Ora, se você segue o caminho da perfeição, então você não é uma ovelha desgarrada. Jesus não trata uma pessoa que não é cristã como maluca ou desgarrada, mas como uma ovelha de seu rebanho.
Não quer dizer que só porque não tenho religião sou um pecador. Jesus queria dizer que as pessoas que se perdem, são pessoas desorientadas, pessoas que perdem a direção do caminho do que é bom e melhor.
Eu gosto de dar um exemplo: todas as pessoas que se desviam do caminho caem no poder do tráfico de drogas, no banditismo, no racismo e nas várias facetas do ódio e do mal. Geralmente, serão presos ou na maioria dos casos serão mortos. É uma lei do universo, quem faz mal a sociedade, logo irá sofrer com o julgamento do homem.
O julgamento do homem é pior do que o julgamento de Deus. No julgamento do homem, existe a marca do pecado, mas no julgamento de Deus existe o perdão. Por isso Jesus perdoava sempre.
O homem não perdoa, por mais que você tente justificar que o homem perdoa, a verdade é incólume e irrestrita. Não podemos errar! Se errar sua vida acaba.
Não adianta fazermos 1 coisa certa e 10 erradas.
Então, o que Jesus dizia, não está incorreto, mesmo nós transferirmos para o dia de hoje. Tudo que fazemos de bom, agrada, mas o que fazemos de ruim nos destroi, a mesma coisa que a ovelha irá sofrer perdida pelos campos.
O que temos que pensar, é que Jesus não quer um mundo ruim, onde as pessoas vivam se perdendo em crimes e corrupção, e sim em um mundo de prosperidade onde as pessoas vivam felizes e em paz.
Muitas pessoas que não são cristãs, não são pessoas más, é isso que Jesus queria dizer com a parábola da ovelha perdida, que o fato de ser perdida não quer dizer: condenada, ou mesmo ruim.
Então, na parábola de Jesus, o homem ficou feliz por encontrar a ovelha desgarrada e não triste. Por que? Porque ele sabia que ela iria sofrer neste caminho. Não quer dizer que Jesus quer enfiar goela abaixo a ideologia do cristianismo.
Muitos evangélicos usam essa parábola de forma literal, como se as pessoas fossem todas perdidas se não são cristãs. Por que ele usou esta parábola?
Incrivelemente, Jesus conhecia a humanidade tão profundamente que consegue até hoje deixar as pessoas perdidas em racicínio. Jesus sabe que toda pessoa irá em alguma parte de sua vida se perder.
A parábola é tão inteligente, que só mesmo uma pessoa com inteligência superior poderia ter feito algo assim tão perfeito. Posso te dar vários exemplos: como o filho que entra para o mundo das drogas e não consegue sair, para o filho que entra para o crime, para o tráfico. Por que? Por que eles entram para o crime?
Na parábola de Jesus, não está dizendo porque a ovelha fugiu, não é verdade? Mas está sim! Por que alguém foge de alguém? Por que as crianças querem fugir dos pais e ir para as drogas? Porque algo não agrada esta criança, porque ela talvez não tenha amor dos pais, ou porque também teve amor demais.
Existem, jeitos corretos de ensinar uma criança, não é dando tudo que ela quer e também negar tudo que ela quer. Também existe as tentações do mundo, o prazer a vontade de ter dinheiro rápido, a vontade de ser alguém, que erroneamente se formam da mente de uma pessoa. A liberdade pode ser ao mesmo tempo boa, mas pode ser irreal, ou levá-la a cometer crimes e assim teremo o julgamento humano que não perdoa.
Poderia fica dias escrevendo sobre este tema interessantíssimo e bem atual, mas é querer estender-me ao inoportuno. Então, queria apenas colocar este ponto para que você reflita: será mesmo que a parábola de Jesus era uma besteira? Por que o homem ficou feliz? Será que o homem não ama todas as ovelhas?
Jesus quis dizer que o homem faria a mesma coisa por cada uma das ovelhas, até mesmo se todas fugissem. Mas a parábola, diz que só uma fugiu, então podemos dizer que a cada 100 pessoas 1 está perdida. Até nisso Jesus acertou com sua parábola. A porcentagem de erros que as pessoas cometem seria de 1% em relação aos delitos e banditismo no mundo é bem parecido.
Acredito que Jesus é um profeta que veio para nos mostrar a verdade, inclusive até hoje essas palavras soam de forma forte.
Não ouçam os falsos profetas, pois a verdade está na ideia de que a ovelha perdida é uma pessoa cristã! São os cristões que estão se perdendo, achando que condenando os outros é a forma correta. Como disse não podemos julgar, pois estaremos errando em julgamento. Por que? Porque o julgamento é humano! Deus não julga e sim perdoa. Lembra-se das palavras de Jesus ao apóstolo Pedro:
Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?"
Jesus respondeu: "Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.
Essa passagem reafirma que nunca devemos julgar a ninguém e sim perdoar! Julgamentos não seriam coisas feitas por cristãos. Nunca um cristão deve julgar, por mais pequena que seja a falta. Pois sabemos que o julgamento humano não é perdoar.
Está errado, julgar uma pessoa por um crime, e sim temos que carregá-la nos ombros de volta para a sociedade. Sei que parece difícil entender, mas já houve grandes reviravoltas no mundo, e muitas pessoas voltaram de volta desse caminho com volta, mas muitos dirão: um caminho sem volta.
Muita luz.