Jesus disse: "Os que usam a espada morrerão pela espada!"



Hoje, aqui no Brasil, as pessoas estão se armando por um equivoco causado por pastores através do fundamentalismo e da literalidade na leitura da Bíblia. A frase de Jesus, no capítulo 22, versículos 35 a 38:
Jesus perguntou aos apóstolos: “Quando eu enviei vocês sem bolsa, sem sacola, sem sandálias, faltou alguma coisa para vocês?” Eles responderam: “Nada.” 36-Jesus continuou: “Agora, porém, quem tiver bolsa, deve pegá-la, como também uma sacola; e quem não tiver espada, venda o manto para comprar uma. 37- Porque eu lhes declaro: é preciso que se cumpra em mim a palavra da Escritura: ‘Ele foi incluído entre os fora-da-lei’. E o que foi dito a meu respeito, vai realizar-se.” 38-Eles disseram: “Senhor, aqui estão duas espadas.” Jesus respondeu: “É o bastante!”[35-38]
O bolsonarismo no Brasil está usando estas palavras de Jesus erroneamente, de forma a enganar as pessoas para uma guerra santa, e que devemos usar armas, mas na verdade, não se compreendeu o contexto real dos versículos.
Jesus apenas se refere a uma profecia que diz: 

"E ele foi contado com os transgressores; e eu lhes digo que isto precisa cumprir-se em mim. Sim, o que está escrito a meu respeito está para se cumprir"
Jesus apenas manda comprar espadas para que a profecia se cumpra, de que ele seria um transgressor e não que ele deveria usar armas.
Ele se referiu a uma profecia que não existe, se existir me prove nos comentários.
Não irá encontrar em nenhuma profecia ou algo parecido, pois o evangelho de São Lucas não especifica a profecia de que o messias seria um fora da lei. Lucas não foi testemunho das palavras de Jesus, ele apenas reuniu as melhores fontes ao seu alcance. Talvez as palavras de Isaías do Servo sofredor, mas não existe nenhuma referência a esta profecia.  Estamos falando de estudo da Bíblia, não é verdade, aonde está esta profecia?
Não se pode dizer que Jesus apoiava a guerra. Por que? Há vários problemas para esta proposição. 
Jesus se fosse querer usar armas, jamais teria sido preso pelos romanos, e provavelmente seria morto durante a invasão dos romanos no Getsemani, isto é lógica e não "achismo". Se ele queria que fosse cumprida uma profecia que não existe, seria óbvio que ele atacaria os soldados ao serem capturados no Jardim de Getsemani. Jesus não seria crucificado, ou seria morto alí mesmo pelos soldados treinados para a guerra. Muitas pessoas acham que os soldados romanos eram mal treinados, pelo contrário os soldados romanos recebiam salário, ou sal de onde veio a palavra salário. Os soldados romanos, eram treinados e foi assim que dominaram Israel e quase todo o mundo antigo. Então, dizer que um bando de apóstolos iriam acabar com os romanos é piada. Tanto é verdade que na própria Bíblia após a prisão de Jesus, todos os apóstolos fugiram de medo. Inclusive, Pedro seu melhor apóstolo o traiu 3 vezes! Portanto, mentiras de pastores querendo justificar usar armas como um propósito de guerra santa é ridículo. Na verdade são falsos profetas. Se for assim então, Bolsonaro e Michele são o rei Acabe e sua comcubina Jesebel.
É bem incoerente, os pastores, bolsonaristas e políticos fariseus, usarem isto como um tipo de guerra santa, mas é totalmente ilógico.
O fato de ler algo literalmente, causou a morte de várias pessoas inocentes durante toda a Idade Média, e perseguisão de pessoas por serem contrárias a fé cristã.
Caso fosse verdade este trecho esta profecia que não existe: Jesus jamais teria salvo a mulher de ser apedrejada, ou mesmo de curar a orelha do soldado que foi atacado por um dos apóstolos. O próprio Jesus disse ao apóstolo para não usar a espada. Irei relembrar a frase de Jesus:

“Guarde sua espada”, disse Jesus. “Os que usam a espada morrerão pela espada. Você não percebe que eu poderia pedir a meu Pai milhares de anjos para me proteger, e ele os enviaria no mesmo instante?

Então, está resolvido o problema, Jesus disse que: "os que usam a espada  morreraão pela espada." Outra lógica que encontramos nos textos é que Judas, ao trair Jesus, o fez, porque Jesus não era o messias que ele queria que fosse, um messias violento e guerreiro. Para Judas a traição, era uma forma de livrar-se de um farsante. 
Judas tem o nome escariotes e tem uma etimologia:
São várias as explicações etimológicas que, ao longo dos tempos, foram surgindo para o nome "Iscariotes". A mais provável é uma conotação política, ligando-o ao grupo dos sicários, uma ramificação do grupo dos zelotes que perpetrava violentos ataques – geralmente com punhais, e daí o seu nome latino de sicarii – contra as forças romanas na Palestina. Por isso, se argumenta que Judas Iscariotes, alegadamente, teria sido um membro deste grupo e que o seu nome seria a transliteração de homem do punhal, em hebraico ish sicari. Outros derivam o seu nome do aramaico saqar, palavra que significava alguém "mentiroso", que é "falso". Fonte: http://cafteologico.blogspot.com/2011/02/etimologia-de-iscariotes.html
Para quem não sabe quem são os zelotes, vale a pena conhecê-los, eram um grupo violento e que sempre lutaram contra os romanos:
Após a destruição do Segundo Templo pelos romanos no ano 70, rebeldes Zelotas fugiram de Jerusalém para Masada. Os romanos então construíram uma enorme rampa pelo lado oeste do platô e destruíram a muralha. De acordo com o historiador Flávio Josefo, os rebeldes cometeram suicídio em massa para não serem capturados. 

Então, Judas era na verdade parte de um grupo de esfaquiadores zelotes, que atacavam romanos nas ruas de Israel. 
Isso mostra que quando lemos a Bíblia, podemos estar cometendo erros ao sermos literais. Mesmo aceitando as escrituras, o fato é que quem usa armas para qualquer tipo de ação é um miliciano, um Iscariotes, um fora da lei. Se os bolsonaristas querem usar os textos sagradas para causar baderna, eles serão julgados por isso.
E não serão crucificados e sim presos pelas leis vigentes em nosso país.
A minha opinião é que os pastores evangélicos, estão tentando infringir as leis que tanto conseguimos controlar a violência em nosso país. Não se pode usar textos antigos como palavras de massa de manobra para fazer algum tipo de revolução idiota, sem pé nem cabeça.
Lucas quando escreveu estes textos, não pensava que pessoas do futuro, usassem-no para cometer crimes! Pois nós não somos mais romanos e judeus oprimidos. Usar os textos bíblicos é fanatismo. 
Temos que ser racionais, evitar o fundamentalismo, senão iremos viver igual às pessoas sob o regime do talibã.  A Bíblia é um conto da história do passado, Jesus morreu para nos libertar do ego, da perseguisão e da escravidão, mas não usar armas para matar pessoas. 
Jesus disse:
Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 2Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 
Então, bolsonaristas e evangélicos, Jesus jamais faria algo que fosse diferente do que ele pregava. Pois, está escrito nas suas palavras que devemos perdoar. A literalidade matou milhões de pessoas no mundo, então temos que ser mais racionalistas !
Muita luz

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Os comentários serão publicados: que não possuam xingamentos, desrespeito, qualquer difamação ou comentarista ou ao autor do blog. Se você quer respeito de suas opiniões respeite a das outras pessoas. EmoticonEmoticon