Quem foi Maria Magdalena e o que ela representa para as mulheres


Existem muitas confusões sobre quem era a mulher Maria de Magdala. Como o nome diz Maria era da cidade de Magdala, cidade litorânea, pobre e simples. Portanto, Maria de Magdala era uma mulher simples como toda mulher da época.
Hoje as pessoas não entendem como era a vida de uma mulher nessa época e irei mostrar pelas palavras de Josefo, historiador judaico que viveu 70 anos após a época de Jesus: “A mulher, diz a lei, é em todas as coisas e inferior ao homem. Deixem-na, portanto, ser submissa, não para sua humilhação, mas para que ela possa ser dirigida; porque autoridade foi dada por Deus para o homem".
Essa frase mostra como a mulher da época era submissa aos homens, aos pais e só podiam ser livres ao se casarem, então muitas mulheres eram tratadas como escravas e seu papel era de cuidar da casa e das crianças. Até hoje é assim em alguns lugares do mundo.
Para entender Maria de Magdala é preciso conhecer a época dos acontecimentos e compreender a dificuldade de ser livre em uma sociedade patriarcal e machista. Nem todas as mulheres que se libertavam de suas famílias eram bem-vindas como mulheres judaicas. O próprio judaísmo até hoje mantém essas ideias e conceitos, sendo que provam o valor de uma mulher como mãe e esposa e nunca como uma pessoa com direitos de um homem.
Quando falamos de Maria de Magdala, nós sempre iremos reconhece-la com a ideia machista de uma prostituta, isso porque nossa sociedade ainda mantém aquelas ideias e conceitos machistas da época. A própria igreja não permite madres que façam missas, e sim que vivam recolhidas em conventos, fechadas e enclausuradas.
Talvez porque o homem sempre será tentado pelo corpo de uma mulher. Essa visão grotesca e machista sempre estará na mente de um homem, pois é sabido que os padres se martirizam por causa da sexualidade. Imagine que nós seres humanos, nascemos com sexualidade, homens e mulheres não nascem sem genitálias, e isso é um fato que as pessoas precisam saber. Mesmo  Jesus também tinha genitália, isso quer dizer que ele era homem e os apóstolos também tinham genitálias, pois o homem nasce com pênis.
Existem pessoas que acham que a mulher e o homem não podem ter sexo ou que Jesus não poderia ter uma mulher o que é totalmente ignorante e sem lógica, pois todo rabino era casado, tinham mulheres e filhos como todo mundo.
De onde vem a ideia de que Jesus não poderia ter uma mulher? Esse tipo de ideia veio da Igreja Católica, mas por uma compreensão errada dos conceitos dos Essênios que não se casavam e eram celibatários. Jesus tinha influencia dos conceitos dos Essênios e o celibatarismo era uma forma de um contato maior com Deus.
Quem não entende de espiritualidade, nunca entenderá o celibato. Eu falo isso por conhecimento próprio, desde que comecei a ser um homem celibatário, minha vida espiritual deu um salto e hoje consigo receber mensagens e até mesmo me manter puro. Para uma pessoa que não entende o que é a pureza espiritual, tenho uma explicação: quando não fazemos sexo o corpo entra em uma frequência natural sem negatividade e o corpo atinge um tipo de qualidade especial para um contato com Deus.
Não é algo bobo ou inventado e isso é conhecido além do nome celibato, como asceticismo. 
Então, existem muitas mentiras sobre Jesus e Maria Magdalena, pois uma mulher que se torna livre e segue Jesus por um ideal, não só segue as ideias mas a filosofia. Uma outra possibilidade é que Jesus não tinha interesse em ser um homem como os rabinos, ele queria mostrar a sua filosofia de amor e caridade. As pessoas querem sempre julgar o que não entendem, dedicar-se a alguém é a mesma coisa que amor. Isso pode confundir as pessoas.
Toda mulher sabe que não pode ter amizade com homens pois os homens confundem com amor. Isso é tão verdadeiro que muitas mulheres não tem amizade com homens, até mesmo maridos não permitem esse tipo de amizade que acaba virando um tipo de paixão e sempre leva ao sexo.
Na época de Jesus, mulheres libertinas eram julgadas como prostitutas ou mulheres pecaminosas, pois não respeitavam seus pais e tornavam-se alvos de maldizeres e até hoje é assim. 
Então uma mulher que largava sua família para seguir um profeta, tinha a mesma forma de alcunha, mas não só Maria de Magdala seguia Jesus, Maria mãe de Jesus, Joana e Suzana. Mulheres que ajudavam na alimentação do profeta e dos apóstolos.
Entenda, Jesus era um homem de conceitos modernos para a época e mudou paradigmas judaicos como mudou a páscoa ao não comer carne de cordeiro e sim em forma de pão ázimo. Entenda, se alguns apóstolos sentiam ciúmes é por amor ao seu profeta. Esse tipo de sentimento é natural entre nós, e nunca deveriam ser tomados por estranheza, pois somos ciumentos por natureza.
Entenda, Maria de Magdalena, era na verdade uma mulher beata que acreditava em Jesus e que entendia os sentimentos de amor e de caridade. O fato dela lavar os pés de Jesus é algo lindo pois mostra o amor incondicional por Jesus. Como disse Jesus: nenhum de vocês aqui presentes me lavou os pés ou o perfumaram como ela o fez. Jesus quis mostrar o verdadeiro amor incondicional do ser humano.
Por que lavar o pés é tão pecaminoso? Muitas pessoas não sabem, mas naquela época lavar os pés de alguém era trabalho de uma mulher, pois era ela que dava as boas vindas a um amigo ou para um marido. Era costume lavar os pés do marido. Mas Jesus fez isso com os apóstolos e o Papa faz isso constantemente.

Então é um costume de amizade e de amor incondicional e principalmente de humildade. Jesus queria mostra a humildade perante seus apóstolos, e Maria Magadalena fez a mesma coisa pois isso mostra humildade e respeito a alguém. Precisamos aprender que a amizade e a caridade devem ser demonstradas por respeito a alguém. 
Hoje, muitas pessoas não compreendem o que é isso e logo colocam como um costume de sexualidade o que é mentiroso e inverídico.
Jesus gostava de Maria porque ela era dedicada, e consciente de seu trabalho, pois os apóstolos apesar de serem homens não eram tão corajosos como deveriam ser, pois Pedro negou 3 vezes por medo de ser morto. Maria de Magdala e as outras mulheres estavam e ficaram até a morte de Jesus na cruz, enquanto os outros fugiram ou se esconderam.
Elas ficaram e receberam o corpo de Jesus morto, inclusive Maria foi a primeira que viu após a ressurreição. As pessoas se esquecem de perceber esses detalhes importantes por mero machismo. 
A história de Maria de Magdala, não é de uma prostituta que tentam colocá-la mas de uma verdadeira apóstola de Jesus Cristo. Não podemos dizer que Maria foi ou não mulher de Jesus, pois isso fere o próprio judaísmo. Se Jesus foi casado com Maria, não interessa, pois Jesus era um rabino e não um padre do Vaticano. Precisamo colocar os pingos nos iis e entender que ser rabino não é a mesma coisa que ser padre, há diferenças ideológicas.
E venhamos e convenhamos, Jesus não estava interessado em sexo, pois durante esses dias que percorreu Jerusalém não teria tempo para essa futilidade mundana do ser humano e sim ensinara as pessoas o que mais era importante: amor e caridade.
Para mim não me interessa quem foi Maria de Magdala e sim a mulher que ficou com Jesus antes e após sua morte, enquanto os homens fugiam de medo.
Muita luz

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

Os comentários serão publicados: que não possuam xingamentos, desrespeito, qualquer difamação ou comentarista ou ao autor do blog. Se você quer respeito de suas opiniões respeite a das outras pessoas. EmoticonEmoticon