A parábola do homem gordo.


Fiz esta parábola para mostrar que a verdade de Deus também transforma uma pessoa,  neste caso o homem que lutava contra sua fome e sua saúde.
Yohanan era um rapaz muito gordo que sentia muita fome. Era uma pessoa cética e não acreditava em Deus e sentia muita necessidade de comer. Um dia quase morreu, sentiu algo estranho e um mal súbito que o fez temer a morte.
Então, sentiu-se compelido a dizer: Deus não quero morrer!
Neste instante uma voz disse a ele: leia a Torá e faça a mitzvot.
Por que ler a Torá e fazer os 613 mandamentos judaicos[mitzvot]? 
Ele não entendeu a mensagem, mas o medo de morrer o fez ler a Torá e seguir os 613 mandamentos da mitzvot. 
Para um homem que vivia sem um caminho, todas aquelas leis que deveria seguir sem pensar  ou mesmo sem discutir poderiam salvar a sua vida. Então, fez todos as mitzvots e fez o Yom Kipur, não comeu carne de porco, não comeu carne com sangue, nem comeu demasiadamente, apenas o que cabia na sua boca.
E a leitura da Torá fez dele um rabino e é chamado de Rabino Yohanam, pelo bairro onde mora e o que antes sofria por comer além da conta, se tornou uma lição de vida. Yohanan entendeu que a fé em Deus o fez entender que até o alimento que nós comemos é parte da nossa espiritualidade.
Deus me mostrou que o reconhecimento das mitzvots como parte de nossa vida além de ser um escola de vida é nosso alimento diário ou nossa dieta espiritual. Yohanam se tornou um homem magro e muito forte em sua fé e entendeu que a vida é feita de ações boas e de respeito ao nosso corpo como uma dádiva de Deus.
Deus me deu essa mensagem para que fosse passada de forma ao entendimento e compreensão que nossas doenças e nossos problemas que advém de nossos erros e quando seguimos as mitzvots de forma completa nosso corpo se torna uma conexão com Deus e assim purificado.
Por que seguir os mandamentos? 
Nosso corpo é constituído de 3 partes: a mente, o coração e o fígado.
Parece bobo dizer isso, mas posso explicar de forma para você compreender o que isso significa.
1)A mente, é a parte que lê e compreende a Torá falada e escrita.
2)O coração, é onde a Torá entra e conecta você com Deus.
3)O fígado, é a parte onde todo alimento do ego se localiza.
Então, quando você come além da conta é porque o seu ego está se inflando e transformado em gordura abdominal. Todo ego se infla e quando infla ele absorve mais gordura, porque sua mente não está viva na Torá e não tem reconhecimento de que o alimento deve ser consumido da forma correta.
As pessoas que não cumprem as mitzvot acabam por exceder em gordura abdominal e também inflam seu egoísmo e acabam por se perder nas impurezas da vida. Cumprir a mitzvot de forma correta é se manter com saúde espiritual e saúde corporal.  Afinal, não somos só corpo físico.
Ao pensar que tudo que comemos em demasia também é fora do propósito da igualdade. Desperdício é algo que não existe em Israel. Em Israel não se joga fora nem migalhas de pão e tudo é controlado pelo tamanho da sua boca.
Entenda, quando vamos comer algo pense em quantas pessoas passam fome no mundo e nosso papel de não desperdiçar a comida ou até mesmo comer demasiadamente é ruim para o bolso!
O povo de Israel passou muita necessidade em 40 anos de vida no deserto. E isso mostrou para o povo de Israel que a vida não é feita de desperdício. Pois só damos valor para a comida quando estamos com fome.  Então, Deus em sua sabedoria mostrou aos escolhidos de Deus como economizar a comida e nunca faltar.
Note, Israel está localizado em um deserto, um local inóspito e inclusive como a própria Torá nos ensina, fez com que Jacó saísse de Israel em busca de seu filho José e uma saída da miséria do deserto, e que depois migraram no êxodo para a Terra prometida.
Deus em sua sabedoria, fez o povo sair com Jacó para o Egito porque em Israel a fome e a sede estavam matando as pessoas. Então, Jacó saiu e depois foram feitos escravos no Egito. Mas a escravidão, ensinou ao povo de Israel o quão ruim ou não Israel seria a Terra prometida!
Se observarmos com cuidado, israel é hoje uma das cidades mais bem providas de água e alimentos no Oriente. Por que será? 
Por isso Deus me deu essa parábola que hoje ensino para você. Quem segue a mitzvot com frequência e entendimento, terá a verdadeira salvação. Isso porque os israelitas seguem as mitzvot sem discutir. Esse é o segredo do entendimento da Torá. 
Pois quem entende que tudo é a Torá, pois Torá significa ensinamento, instrução e retidão e não necessariamente só uma religião.
Nós sempre tratamos os livros sagrados como religião, mas na verdade eles são "escolas do entendimento", inclusive nos ensinam a comer, nos purificarmos e a fazer caridade, para enobrecimento do espírito!
Gosto de dizer: por que Israel hoje é um dos países mais evoluídos do mundo! Porque seguem as mitzvot sem perguntar e sem blasfemar! E o fato de seguirem este caminho, os fazem mais preparados até mesmo para a fome e a sede de um deserto desumano como para outros países.
Entenda que quando nós passamos a viver de forma correta e justificada, nós mudamos nosso destino. Por isso nosso país o Brasil é um país ruim de se viver com violência e corrupção. Isso porque nós não seguimos a verdadeira forma de viver e reconhecer o que é a verdade da mentira. O brasileiro é como o Yohanan antes de ler a Torá: comia mais que a boca, e seu corpo sentia o peso do ego de seus erros tanto espirituais como físicos também.
A iniquidade é uma forma de destruição da sua vida, muitos cantores que morrem usando drogas, acabam por destruir suas vidas em favor de suas necessidades egoístas do materialismo. A iniquidade também destrói sua vida.
Muita luz.
Espero que esta parábola lhe ajude a entender a vida de obter uma vida mais saudável. 

Share this

Related Posts

Previous
Next Post »

2 comentários

Write comentários

Os comentários serão publicados: que não possuam xingamentos, desrespeito, qualquer difamação ou comentarista ou ao autor do blog. Se você quer respeito de suas opiniões respeite a das outras pessoas. EmoticonEmoticon